Os desafios das aulas online em tempos de Pandemia
Os desafios das aulas online em tempos de Pandemia 29/7/2020

A pandemia do novo Corona Vírus alterou bruscamente a rotina das escolas de todo o país e professores tentam se adaptar ao novo formato das aulas.  As dificuldades são muitas: lidar com as novas tecnologias, computadores e equipamentos de filmagem obsoletos ou a ausência deles, acesso à internet limitado por parte de alguns alunos e a falta do contato direto com os discentes são apontados como maiores desafios no trabalho nas escolas neste período de isolamento social.

Muitas escolas ainda estão se adaptando à nova realidade de ensinar à distância e de uma hora para a outra, as aulas presenciais precisaram ser substituídas para a modalidade de ensino à distância (EAD) e os desafios dessa transição temporária são imensos. Cada uma, com certeza, fazendo o melhor que pode.

Professores que não têm prática em gravar suas aulas, a nova forma de ensinar tem gerado uma insegurança na transmissão do conteúdo, em ser atrativo para os estudantes e se eles irão aprender o conteúdo. Quanto às avaliações, nem se fala.

Não dá para pensar no EAD como se fosse a aula presencial. No EAD, os professores não podem dar aulas expositivas de uma hora, por exemplo. Existem motivações ativas para atrair a atenção dos alunos, propondo questionamentos, desafios, trabalhos em grupo, fazendo as crianças se organizarem por projetos …   O aluno presencial já não aguenta mais esse modelo expositivo, imagina à distância. O estudante de hoje quer construir seu conhecimento, é protagonista do processo de ensino aprendizagem. E os professores precisam ensinar com criatividade, inovação, bom senso, precisam se comportar como mediadores e não como expositores de conhecimento.

As escolas devem aproveitar este momento de crise para fazer diferente, para unir disciplinas propondo questões interdisciplinares. É o momento de estimular essa juventude a pensar " fora da caixa".

Para os alunos o grande desafio é aprender a gerenciar o tempo dentro de casa e ter disciplina para estudar no modelo EaD. Tudo isso no contexto de extrema ansiedade por estarem confinados em casa, longe dos amigos e professores e vivendo no contexto de uma doença ainda misteriosa.

E para os pais? Da noite para o dia viraram também  professores de seus filhos. Muitos têm que acompanhar as aulas para ajudar nas tarefas escolares. Isso, sem levar em conta que precisam conciliar o home office com este auxílio pedagógico. Não é nada fácil e o desgaste desta relação (pais/filhos) por vezes se aflora.

Solução imediata para todos estes problemas ainda não há. Até que as aulas presenciais retornem cada família deve buscar alternativas que evitem conflitos e dialogar para chegar a um consenso.

A minha dica aqui e que vem dando certo na minha casa é : NÃO SAIA DA ROTINA QUE JÁ FAZIA PARTE DA SUA VIDA. Sim, ter os mesmos horários para acordar, estudar, almoçar, fazer o para casa , divertir e dormir; são essenciais para o bom funcionamento das tarefas. Ter disciplina não é algo fácil e neste novo cenário ela se fez mais necessária do que nunca.

Vamos torcer juntos para que tudo fique bem logo!

 

Abraços,

Ana Cristina ( Proprietária da Villa Bambini)

Não há comentários para este post, seja o primeiro!
Nome
E-mail
Seu e-mail não será exibido.
Comentário
© Copyright 2020 | Villa Bambini - Todos os direitos reservados